Sem categoriaA pandemia ainda não acabou: Quais os cuidados que não podem faltar no seu condomínio

26 de janeiro de 20210
https://tracon.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Post_pandemia.jpg

A pandemia ainda não acabou: Quais os cuidados que não podem faltar no seu condomínio.

Apesar de, nos últimos meses, muitas pessoas terem tido a sensação de que não precisavam mais se preocupar tanto com o coronavírus por causa da redução de casos, esse quadro mudou muito em dezembro.
Agora, o Brasil está apresentando novamente uma alta de resultados positivos para a COVID-19, além de uma alta significativa para a quantidade de vítimas fatais.
É por causa disso que se torna muito importante relembrar que a pandemia ainda não acabou e que os condomínios precisam ter cuidados especiais por causa da concentração de pessoas que vivem neles.
Administradoras, síndicos e membros de conselho (bem como os próprios moradores) precisam tomar muito cuidado para que o condomínio não se torne um foco de transmissão de coronavírus e isso já é sabido pela Tracon Administradora de Condomínios.
Por isso, é importante entender quais são as maiores precauções para se ter.

Áreas comuns: como fica o uso?

As áreas comuns dos condomínios são constituídas pela quadra de esportes, pelo estacionamento, por sala de jogos, playground, piscina, pelo hall dos prédios, etc.
Essas são áreas que sempre têm muito trânsito de pessoas, mas os administradores devem ficar atentos justamente a isso durante a pandemia.
A indicação é que áreas como sauna ou piscina, por exemplo, não sejam abertas ou, se forem, que apenas pessoas da mesma família possam usar ou até mesmo um número limitado de pessoas. Para isso, seria interessante que os moradores pudessem fazer reserva de cada área comum com os síndicos ou até mesmo por um aplicativo do próprio condomínio. A Tracon possuí um Aplicativo ao qual os condomínios podem fazer as reservas das áreas comuns. Usufruir desse recurso que ajuda muito, pois reduz o contato e permiti que todos os moradores tenham acesso igualitário aos espaços comuns.
Vale dizer que “mesma família” diz respeito somente a pessoas que moram no mesmo apartamento.
No entanto, a recomendação dos infectologistas e que tem sido indicada pela Tracon Administradora de Condomínios é que, se possível, as áreas de lazer dos condomínios tenham um número mínimo de pessoas por uso ou até mesmo fechadas dependendo da situação até que se tenha maior controle sobre a pandemia de COVID-19.

Elevador: deve ficar fechado?

O elevador é um dos temas que mais confundem os síndicos e os moradores quando se trata de prevenção ao coronavírus. Afinal, trata-se de um local bastante abafado.
Por isso, a regra geral é que apenas pessoas que moram juntas, no mesmo apartamento, andem juntas no elevador e os demais moradores aguardem a sua vez.
Não se deve misturar moradores de vários apartamentos dentro do mesmo elevador, pois os indivíduos de uma família podem estar infectados e acabar transmitindo para os vizinhos, transformando o condomínio em um foco de surto.

Dar preferência por reuniões virtuais

É muito comum que haja necessidade de o conselho do condomínio se reunir para tomar decisões ou mesmo que os moradores também precisem ser consultados sobre certos assuntos.
Mas isso vai ter de esperar o controle da pandemia para acontecer. A Pandemia no Brasil foi prorrogada até o dia 07 de Fevereiro.
Os assuntos dos condomínios, obrigações legais, votações e demais pautas terão de ser resolvidos por meios virtuais, sem riscos e que ajudam no controle da pandemia. Moradores precisam ser instruídos pelos síndicos sobre como participar: qual plataforma todos usarão para a reunião, como acessar etc.
Aqui na Tracon Administradora, já utilizamos da assembleia virtual, que é uma das novidades do mercado e um dos nossos diferenciais e que está ajudando nossos condôminos no combate a Covid 19

Férias

Nessas férias o cuidado deve ser redobrado! Caso as crianças utilizem a área comum do condomínio, é necessário tomar todas as medidas preventivas como fazer uso constante de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento.

Limpeza constante

Não adianta evitar que as pessoas do condomínio se aglomerem se as áreas comuns não são higienizadas. Dessa maneira, qualquer um que sair apenas para ir ao mercado, por exemplo, pode acabar se contaminando.
É fundamental que a equipe de limpeza do condomínio faça higienizações todos os dias, aplicando água sanitária e álcool 70% em todas as superfícies e no chão.
Também é importante que o condomínio tenha álcool em gel à disposição de porteiros e de outros profissionais, além de as visitas terem as suas mãos higienizadas antes de entrarem no condomínio.

Máscaras: Os moradores precisam usá-las

Além de não permitir que muitas pessoas se juntem nas áreas comuns do condomínio, é preciso criar a conscientização de que elas sempre estejam de máscara quando saírem do seu apartamento.
Não importa se esse morador está indo apenas até a lixeira: devem estar sempre de máscara.
Isso deve servir também para as restrições de uso de elevador e das demais áreas comuns.

Para saber mais dicas de como se previr sobre a Covid 19 no seu condomínio, siga a Tracon nas redes sociais e acompanhe nossos conteúdos exclusivos em nosso blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *