Sem categoriaPrevenção a importância da inspeção predial

24 de junho de 20210
https://tracon.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Prevencao-a-importancia-da-inspeção-predial.jpg

Prevenção: a importância da inspeção predial

Os prédios são locais onde se reúnem muitas pessoas, tanto no caso de prédios residenciais quanto com relação aos prédios comerciais.

Uma vez que centenas de pessoas transitam pelos prédios, é considerado obrigatório que todas elas tenham a sua segurança assegurada, inclusive que se determine a proteção dos bens de quem usa as suas salas comerciais ou mora nos seus apartamentos.

É por causa disso que a inspeção predial se torna uma necessidade: porque ela vai ajudar os responsáveis a perceber se existem danos que possam afetar a saúde e a segurança de quem usa esses espaços.

Infelizmente, muitos acidentes sérios que ocorrem em prédios estão relacionados à falta de inspeção predial.

É por causa disso que providenciar a inspeção predial é algo que todos os responsáveis por qualquer prédio precisam realizar e com frequência.

 

O que é exatamente a inspeção predial?

 

A inspeção predial é um procedimento que vai averiguar se o imóvel está com problemas que possam ser perigosos para os seus usuários.

Normalmente, esse tipo de inspeção inclui uma série de coisas, como os problemas na parte elétrica, a existência de saídas de incêndio, a sinalização para escadas e muito mais.

Com essas verificações, tem-se a certeza de que todos os que moram ou trabalham nesse prédio estão seguros não apenas no seu dia a dia, mas também em situações perigosas, como um incêndio.

É claro que a segurança de todos os que passam pelos prédios é a principal razão para não abrir mão da inspeção predial. Entretanto, também existem outras vantagens de mantê-la em dia, como as que serão explicadas.

 

Inspeção preventiva é indispensável para a segurança de todos

 

A inspeção sempre deve ser preventiva, ou seja, os administradores do prédio não devem esperar que surjam reclamações ou que a segurança das pessoas seja abalada para verificar o que precisa ser reparado.

 

 

Quem deve fazer as inspeções prediais?

 

Para que os indícios de possíveis danos sejam detectados, é fundamental que o síndico procure por uma empresa especializada para verificação e orientação da segurança predial, uma vez que ele é o responsável pela manutenção dos equipamentos, para que estejam sempre operantes e ativados.

Normalmente, o profissional responsável é o chamado Técnico em Edificações.

Caso contrário, existe o risco de os problemas não serem identificados no início, fazendo com que os moradores e trabalhadores do condomínio estejam em risco, podendo ocorrer um acidente ou danos ao patrimônio.

 

A administradora participa do processo de inspeção?

 

Quando se contrata uma administradora de condomínios, a intenção é que ela cuide do bem-estar dos moradores e dos trabalhadores.

Sendo assim, é esperado que ela esteja a par de toda a inspeção, sabendo quando ela é realizada e estando informada sobre os possíveis reparos cuja necessidade seja detectada.

Algumas razões para fazer a inspeção predial:

  • Evitar acidentes no dia a dia

 

Suponha-se que não haja indicativo de escada, por exemplo, ou que a acessibilidade não seja respeitada. Nesses casos, os moradores e as pessoas que trabalham nos prédios podem sofrer acidentes graves e isso faria com que os responsáveis pelo local precisassem arcar com processos.

Além disso, evitar os acidentes nos prédios por meio da inspeção é uma forma de não deixar que os seus moradores e trabalhadores passem por situações desagradáveis, como a de se machucar ou de sofrer um susto pela sua queda, dentre outros possíveis acidentes.

 

  • Menos gastos a médio e longo prazo

 

Infelizmente, há pessoas que gerenciam prédios e que demoram muito para fazer a inspeção predial porque têm o pensamento de que isso é uma despesa.

Contudo, evitar acidentes graves nunca é uma despesa: a médio e longo prazo, os danos financeiros por causa da falta de inspeção predial podem ser muito maiores.

Afinal, se uma parede cai porque a inspeção predial não foi realizada ou se ocorre um incêndio porque não se cuidou da parte elétrica, é claro que o prejuízo material e até de vidas será muito maior.

 

  • Tranquilidade para os proprietários, moradores e funcionários.

 

É muito desagradável para qualquer um morar ou trabalhar em um edifício onde fica nítido que as instalações elétricas não estão bem-feitas, onde não há sinalização de incêndio, extintores, onde há rachaduras nas paredes, etc.

Todas as pessoas relacionadas a esse prédio ficam aflitas por causa da possibilidade iminente de um acidente ou, para ser mais exato, até de uma tragédia.

Com a inspeção predial regular, confere-se mais tranquilidade a todos.

 

  • Sem problemas com a justiça

 

Quando a justiça descobre que existe um local sem a inspeção devida, ela pode processar os seus gestores e proprietários. Além disso, pode ser determinado judicialmente que um técnico em edificações faça uma análise.

Dependendo de quais sejam os danos que esse técnico perceba no edifício, ele pode ser interditado.

Dessa maneira, os escritórios comerciais que funcionem ali são fechados, assim como os moradores (em caso de prédios residenciais) também passam a não poder ficar nos seus apartamentos.

É claro que o prejuízo financeiro desses moradores também será debitado dos gestores e proprietários, além de uma interdição judicial por falta de inspeção ser bastante negativa para o empreendimento.

 

  • Diminui as chances de apartamentos vazios

 

Apesar de haver pessoas que, infelizmente, não podem deixar os seus apartamentos mesmo quando existe uma situação de falta de segurança, outras rescindem contrato e alegam judicialmente que o prédio não oferece segurança.

Basta imaginar um prédio residencial, por exemplo, onde a maioria dos apartamentos esteja sendo desocupada porque os moradores têm medo de acidentes.

É claro que a construtora ou incorporadora terá um prejuízo enorme tanto nas suas contas bancárias quanto no seu nome.

Conte conosco para administrar e organizar todas as questões do condomínio. Venha para a Tracon.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *